top of page

Animais Xamânicos e as runas

Atualizado: 16 de abr. de 2022

Saudações, Runemal!


Neste post vamos falar sobre os Animais Relacionados às Runas



Falcão - Medicina da Precisão

O Falcão tem os atributos da precisão, da visão de longo alcance e do voo rápido. Como Animal de Poder é um mensageiro que nos ajuda a ver melhor as coisas que nos passam despercebidas e a agarrar as oportunidades. Ajuda a levar preces ao Universo, a olhar em volta, a estar atento nos detalhes, observar à distância, a enxergar oportunidades, desenvolver capacidades não conhecidas e ocultas. O Falcão é um dos animais totêmicos que representa a deusa Freyja, ligada especialmente à runa Fehu. Em um dos contos mitológicos, Freyja aparece com seu manto feito de penas de Falcão, que a permite se metamorfosear no próprio animal. Freyja é a deusa do transe, e o falcão é um dos animais xamânicos voltado ao transe e a viagens fora do corpo, muito realizadas por feiticeiras e videntes, para entrar em contato com os ancestrais. Ainda que esse totem pareça não demonstrar ligação direta com a runa Fehu, lembre-se que a deusa Freyja é uma deusa completa, com diversas faces e atributos, e a runa Fehu é a pura representação dessa divindade, o que nos leva a pensar sobre os diversos aspectos da runa Fehu!



Auroque - Medicina da Potência

O Auroque é uma espécie de bovino selvagem não domesticável, conhecido por sua força e ferocidade, que habitou a Europa, Ásia e norte da África. É considerado o ancestral do gado doméstico, representa a fertilidade, o poder e a liderança. É também um animal de profunda ligação com a Terra, indicando proteção, materialização, força vital e estabilidade. O Auroque ainda nos inspira a ser paciente e a despertar nosso lado mais primitivo e indomável. É evocado para paixão, sexualidade, poder, vigor físico e cura. Sua medicina também desenvolve o espírito guerreiro que há em nós e confere proteção contra energias negativas, poder e liderança. A runa Uruz traz uma poderosa energia primitiva, bruta, indestrutível e viril. Como o Auroque, Uruz representa potência selvagem, vigor físico, firmeza e coragem, indicando ainda boa saúde, resiliência, fertilidade e potência sexual.



Texugo - Medicina da Persistência

O Texugo é um animal corajoso, forte e bastante agressivo se for ameaçado. Apesar de ser relativamente pequeno, tem tenacidade para repelir animais maiores como lobos, coiotes, raposas e até ursos. É símbolo da persistência e mostra-nos como agir em caso de crise. O Texugo como Animal de Poder é indicado para proteção e para despertar a valentia. Também carrega a medicina da agressividade no sentido de obter coragem, ousadia, iniciativa, dar o primeiro passo. Ele ensina a nunca deixar de lado um sonho. Evocar para que as frustrações não te abatam nem te façam desistir de prosseguir em sua caminhada. Esse totem apresenta ligação direta com a runa Thurisaz, que nos traz a ideia de proteção, pois os espinhos estão ali para proteger a rosa. Lembre-se que esta runa precisa ser usada com cautela e discernimento, pois ela pode acabar repelindo até mesmo pessoas ou situações favoráveis. Persista, porém com cautela!



Corvo - Medicina dos Conhecimentos Mágicos

O Corvo é um dos guardiões da noite. Está associado aos mistérios e profecias, é um mensageiro e elo de ligação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Representa a dualidade, sendo um excelente Animal de Poder para cura, sabedoria e comunicação entre os mundos. Se conecte com o Corvo para obter ajuda nas cerimônias, conhecer mistérios, viagens astrais, para transcender as limitações do corpo físico. Ele é um mensageiro nas preces de cura e concede dons proféticos, auxiliando ainda na mudança de consciência em processos de transformação. Toda essa comunicação e sabedoria que o Corvo manifesta se conecta com a runa Ansuz, que vem trazendo os conselhos ancestrais e a conexão entre as divindades e a humanidade, representando o fluir da sabedoria de um plano para o outro, sem barreiras ou limites! É também excelente para trabalhar com oráculos e com magia. Dos animais xamânicos, ele é conhecido como o "senhor da magia", e por isso é um animal muito querido dentre os praticantes de bruxaria!



Cavalo - Medicina do Poder Interior

O Cavalo é um animal de grande nobreza, que detém uma força simbólica muito grande em várias culturas. Representa o poder interior, a liberdade, a força e a beleza. É também a medicina da ação e das jornadas xamânicas, evocado para a liberdade de espírito, força e clarividência. É uma grande medicina que nos mostra como carregar nossa carga, com calma e dignidade. Mostra-nos que devemos sempre ser livres. Evoque este animal totêmicos para aumentar seu poder pessoal e encontrar seu lugar no mundo, tornando-se independente. Ele simboliza a viagem xamânica, a projeção astral. Como Raidho, runa de movimento e direcionamento, o Cavalo desperta nosso poder interior para nos encorajar a ir em busca daquilo que desejamos, vencendo os obstáculos e a procrastinação. Nos faz entrar em movimento de uma vez por todas e tomar as rédeas da situação e da nossa própria vida!



Serpente - Medicina da Cura

A Serpente é um animal com uma infinidade e simbolismo, e também um dos mais antigos. Traz consigo os dons da transmutação, da cura, da regeneração, da sabedoria e da sensualidade. É o símbolo da farmácia e da medicina, pois seu veneno é também o antídoto e a cura. Conhecida na forma de Oroboros, o Infinito (a Serpente que morde a própria cauda). É um Animal de Poder extremamente forte que faz parte do imaginário de diversas culturas. Associada com morte e renascimento, sua medicina permite que deixemos de lado nossa velha pele, velhos hábitos. Invoque-a para o aumento da energia sexual, sensualidade, cura física, transformações, habilidades ocultas, sabedoria ancestral, poder de transformar venenos (energias prejudiciais) em remédios (energias benéficas). É ainda o animal xamânico que nos eleva espiritualmente através da Serpente de Fogo, e nos permite acessar a energia kundalini. Representando a runa Kenaz, temos esse belíssimo animal totêmico, que vem falando do despertar do nosso fogo interior. Kenaz representa o fogo primordial, e é através deste elemento que somos capazes de nos curar, transmutar e despertar toda a nossa sexualidade, além de nos conectar com outros planos espirituais.



Lince - Medicina da Compreensão

O Lince, assim como o gato, é um felino ligado aos dons da magia e aos poderes lunares, sendo também um poderoso guardião astral, protetor da família e mestre da sensualidade. O gato é ainda um dos mais antigos companheiros dos seres humanos. Como Animal de Poder, o Lince oferece-nos visões místicas, desperta a intuição e mostra-nos como não perder a individualidade e a independência perante a vida familiar e social. É a medicina da compreensão de mistérios, do entendimento de segredos sutis e do conhecimento oculto. Está associado com a magia, sensualidade, intuição e inteligência. Assim como Gebo, que busca parceria e harmonia nas relações, este animal sagrado traz a sensualidade e desperta a magia sexual, vindo de encontro com a energia de companheirismo da runa Gebo. Os gatos são ainda um dos animais totêmicos da deusa Freyja, juntamente com o javali e o falcão.



Beija-flor - Medicina do Amor

Os Beija-flores são pássaros pequeninos e vistosos que fazem parte de vários gêneros, dentre os quais temos o colibri. Nas regiões de sua origem (América Central e do Sul) o Beija-flor é tido como mensageiro de cura, pois despertam o amor, a leveza, a graça e a boa sorte. Representa a medicina do amor, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graça, beleza, delicadeza, força, paixão. Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte e cura física, e ainda para abrir o coração e a mente a novas direções, em momentos que são necessárias mudanças. Evoque este animal sagrado para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em várias direções, para encontrar o amor romântico. A runa Wunjo traz a energia da felicidade plena, que pode ser representada pelo sentimento mais puro, o amor. Este totem xamânico nos desperta a sermos mais gentis e amáveis, trazendo leveza e felicidade ao nosso meio e às pessoas que amamos!



Raposa - Medicina da Astúcia

A Raposa é bem conhecida como figura da esperteza e da astúcia. É um animal belíssimo e hábil, detentor dos dons da camuflagem, da observação e da flexibilidade. Por vezes, transparece a sua faceta dócil, maternal e brincalhona mas, tal como o coiote, pode também ser patrona da vigarice e da manipulação. Como Animal de Poder a Raposa ajuda todos aqueles que sofrem por causa de sua própria ingenuidade! É a medicina da astúcia, sutileza, esperteza, que pode ser evocada pra adaptabilidade, harmonização com a natureza, invisibilidade (habilidade para não despertar atenção, passar desapercebido). Para reagir rapidamente às situações de imprevisto, para observar mais, ouvir mais, sentir mais, melhorar a memória, criar estratégias. Como a runa mãe do Futhark, Hagalaz traz a energia ancestral mais severa, aquela que nos força à adaptação depois de grandes mudanças em nossas vidas. E isso nos deixa mais espertos, mais astutos, pra compreendermos melhor os sinais, deixar de ser um tanto ingênuos e não precisar passar por uma lição dura novamente!



Dragão de Fogo – Medicina da Transmutação

Os dragões representam a força vital e os princípios que regem todas as coisas e, por excelência, são os portadores da Sabedoria. O Dragão de Fogo é o símbolo da transmutação, energia e domínio. Como Animal de Poder é invocado para cura, para conhecimento do que está escondido e, sobretudo, para confronto com os próprios demônios da psique e evolução espiritual. Esse animal sagrado pode te oferecer entusiasmo, coragem e vitalidade. Ele é capaz de alimentar o seu fogo interior e te ajudar a superar os obstáculos que encontrar em seu caminho. O Dragão de Fogo é um dos mais fortes protetores como guia e animal de poder, porém é preciso reconhecer esta proteção, transmutar seus medos e resgatar seu poder pessoal. Naudhiz é sem dúvidas uma das runas mais densas do Futhark e por isso é uma grande professora. Este animal xamânico, assim como a runa Naudhiz, nos ensina muito sobre as forças da natureza, a cura interna e a transmutação. Nos coloca de frente com nossas sombras e, nos momentos mais difíceis, vem nos fortalecer, trazendo à tona todo o nosso Poder Pessoal.


Urso Polar - Medicina da Introspecção

O Urso é uma figura imponente e forte, é o senhor da montanha e da floresta, sem nenhum outro animal que lhe faça frente - salvo talvez o valente texugo! Como Animal de Poder detém os atributos de força e dons da introspecção, da intuição, da cura, bem como da sabedoria ligada aos ancestrais e à terra. O Urso é um excelente guia para o despertar da consciência, para o estímulo da curiosidade e para o bom aproveitamento dos ensinamentos. É hibernando dentro da caverna que ele se resguarda, assim como nós, no poder do silêncio e da meditação, quando entramos na caverna do urso (subconsciente) e encontramos respostas para nossas perguntas. Evoque esta medicina de introspecção para a cura física ou emocional, para resistir a um ambiente hostil e para acalentar o coração. Esse arquétipo também desperta o poder feminino profundo. Na caverna do Urso digerimos as nossas ideias, nossos pensamentos, e alcançamos o poder da cura. Neste totem a temos a representação da runa Isa, que nos leva a um momento de introspecção, nos aconselha a parar, desacelerar, para então compreender o que está acontecendo e encontrar a curar. Muitas vezes parar é o melhor passo que você pode dar. A runa Isa ensina que olhar para si mesmo, dentro de sua caverna, como um Urso hibernando, é encontrar-se com sua essência e conseguir sentir a energia que vem do seu próprio coração. O acalento e a cura vêm de dentro, e não de fora.



Águia - Medicina da Visão ilimitada

A Águia é livre, poderosa e eleva-se sobre todas as coisas terrenas. Representa a iluminação, a visão interior, a coragem e a elevação do espírito. É um animal tido como símbolo com frequência por todas as tradições. É a medicina da visão ilimitada, da iluminação, que pode ser canalizada para ultrapassar os limites deste mundo e alcançar outros reinos, desenvolver os poderes xamânicos, ver à distância, livrar-se de preconceitos. A medicina da águia amplia a percepção sobre nós mesmos, ensina-nos a enfrentar o novo, o desconhecido. Estimular a criatividade é a clarear as ideias. Para iluminar a escuridão da ilusão, e enxergar num nível mais alto. Inspira a elevação do espírito à grandes alturas, e a visão interior. Como a runa Jera, que representa a colheita depois de um ciclo, a Águia nos fala sobre a visão que vai além do alcance. Ao planejar nossos objetivos é importante termos essa visão a longo prazo, pra que plantemos hoje vislumbrando a colheita que virá depois!



Fênix – Medicina da Regeneração

A Fénix é mais um animal mitológico que surge em várias culturas, como uma ave fabulosa que é consumida pelo fogo depois de um ciclo de vida e ressurge das suas próprias cinzas. Como Animal de Poder, é o símbolo do eterno renascimento, da imortalidade da alma, da elevação e da purificação através do Fogo, da juventude eterna e da transformação. O totem da Fênix nos recorda da capacidade de regenerar a partir de dentro, e encontrar a transformação em nosso poder pessoal. Pode ser evocada para trabalhos de cura, sendo também o melhor dos mestres para nos ensinar a renascer das cinzas, a despir a pele e a recomeçar do nada, pois representa morte e renascimento, transformação e regeneração. Encontramos energia similar desse totem na runa Eihwaz, que nos ensina a trocar de pele, abandonar aquilo que deve morrer e, como Fênix, renascer das cinzas, mais puros e conectados com nossa verdadeira essência, despertando nosso poder pessoal adormecido dentro de nós mesmos.



Coruja – Medicina da Sabedoria oculta

A Coruja é um espírito da noite, como os seus maravilhosos olhos que tudo veem, até na mais densa escuridão. Transporta os dons da visão oculta, da vigília, das sombras e da sabedoria antiga. Tem ligação direta com a lua. A Coruja está associada à retidão e à justiça, pelo que pode ser chamada para ajudar em questões legais. Auxilia a descobrir verdades ocultas, mistérios, aceitação de realidades sombrias e a ouvir a intuição profunda. Evocar para auxílio nos obstáculos que impedem a presença de seus talentos e habilidades e para que seus talentos se apresentem de acordo com a situação, ou quando quiser conhecer o lado sutil da consciência, áreas inexploradas da consciência, para discernimento da verdade, do que estiver buscando. Chame-a para conhecer as sombras, poderes psíquicos, habilidades ocultas e melhorar sua capacidade de observação e atenção. Com todos esses atributos, a runa Perdhro é a runa que mais se conecta à esse totem, pois também guarda os mistérios mais ocultos. É uma runa regida pelas deusas Nornes, que guarda também muita sabedoria e conhecimento. Esta runa, assim como este animal xamânico, nos possibilita a ver aquilo que está oculto, a entrar em contato com as sombras e a compreender a sabedoria ancestral.



Cervo - Medicina da Resistência

O Cervo, assim como o Alce, é um animal grande e possante, sua figura representa os dons da resistência, da autoconfiança e da responsabilidade, além de representar estabilidade, especialmente ligada à Terra. É o animal ideal para questões de competição e para invocar o espírito da abundância. Representa a medicina da resistência. Evocar para momentos em que precise de poder, confiança, potência, autoestima e proteção. Tem energia fraternal e nos motiva a ter autoconfiança, garra, motivação e assumir responsabilidades. A runa Algiz, em sua representação simbólica, traz a força imponente do Cerco e do Alce, que gera proteção e confiança, e nos encoraja a estabelecer um contato com o plano divino, que sempre nos acolhe quando recorremos a ele.



Leão - Medicina da Liderança

O Leão é um símbolo régio, por excelência, o ouro alquímico, um animal solar que transmite poder e força. Transporta consigo as virtudes da prosperidade, da coragem, da saúde e do vigor físico. Como Animal de Poder é próprio para liderança, segurança, autoconfiança e nobreza de espírito, por isso o Leão traz a medicina da liderança, da força, do poder e da coragem. Quando tiver pela frente tarefas difíceis e desafiadoras, peça à esse totem que lhe dê ousadia e audácia para ir em frente com confiança, paciência e inteligência. O Leão representa a energia da runa Sowilo, a runa do Sol, da claridade, do brilho e da felicidade. Este totem pode ser um excelente guia para alcançar o sucesso, superar desafios e saber se posicionar. A energia solar do Leão e de Sowilo pode ser evocada para os poderes de força, vitalidade, potência sexual, saúde, vitalidade, prosperidade, proteção e para aumentar a autoconfiança, além de aumentar sua capacidade de liderar.



Lobo - Medicina do Ensinamento

O Lobo é um dos animais mais populares como Animal de Poder. Todas as culturas o respeitam e valorizam os seus ensinamentos. O Lobo é generoso, extremamente dedicado à família, fiel e paciente. É também poderoso, valente e detentor de uma enorme capacidade para amar. É a medicina do ensinamento, do amor, dos relacionamentos saudáveis. Evocado para trabalhar os nossos medos, através de sua ligação com a Lua, eliminar fraquezas e pensamentos negativos, para defender, ou conquistar nosso espaço. Ensina a caminhar longe, seja física, mental ou espiritualmente. Para minimizar conflitos ou situações tensas, relacionamento familiar, amor romântico, esperteza, força, habilidades de liderança, para seguir adiante e liderar os outros a caminharem junto com você. Excelente guia para quem é professor, instrutor, consultor, técnico, líder espiritual, etc. Para visão criativa, sabedoria, ação, fidelidade, para aprender novas coisas, ensinamento do inconsciente. O lobo é o professor, o mestre. No panteão nórdico, este totem representa a sabedoria estratégica do deus Tyr, um deus que vai pra guerra com a mente e, através da inteligência, vence as batalhas. Tanto essa divindade como esse totem xamânico estão associados à runa Tiwaz, runa da vitória e conquistas. Marque nos comentários aquele pessoa que você considera culta e um grande professor!



Lebre – Medicina da Abundancia

A Lebre, assim como o coelho, é símbolo sagrado da boa sorte e fortuna, que florescem por todo o caminho desse espírito. Esse totem animal possui diversas formas de comunicar sua magia conosco: através de músicas, filmes, livros e contos atemporais. O espírito animal da Lebre carrega fortes energias de esperança, renovação e novas oportunidades, além de representar a fertilidade. Ele salta adiante em todos os lugares no despertar de uma nova estação, seja ela no plantio de um projeto ou romance. Esse guia aparece no horizonte como um mensageiro de que algo novo lhe espera. O simbolismo da Lebre se manifesta no reino físico para encorajar aqueles que buscam abundância e boa sorte. Muito similar à energia da runa Berkano, a Lebre é a abundância e boa sorte. Esta runa nos remete ainda ao cuidado maternal, abundância, feminilidade, fartura e aconchego. Também aponta para fertilidade da mulher, sua capacidade geradora e nutridora. E quem não lembra do chaveiro com pé de coelho para dar sorte?? Me diz nos comentários se você já teve um desses!



Cavalo Alado - Medicina das Jornadas Xamânicas

Este animal mitológico surge em várias culturas!

No panteão nórdico, ele é o símbolo das Valquírias, que cavalgam nas batalhas recolhendo os mortos. Do suor de seus cavalos brotava o orvalho, que umedecia a terra, e o reflexo dos escudos formavam a aurora boreal. O Cavalo Alado detém todos os atributos do cavalo e ainda transporta os dons da elevação e da transcendência. É um excelente Animal de Poder a ser invocado para viagens astrais, abertura da visão e profecia. Representa a medicina das jornadas xamânicas e do dom da clarividência. Para os xamãs, o cavalo é considerado o meio mais seguro para viajar no mundo espiritual, e nas práticas xamânicas, o Cavalo Alado fornece o poder para que os xamãs voem para os mundos sutis. Portanto, está ligado à projeção astral e nos ensina a compartilhar nosso conhecimento no caminho da beleza. Como o Cavalo Alado, Ehwaz é a runa que simboliza o desejo de movimento e elevação, viagem astral, novas aventuras, mistério, fascínio. Ehwaz é também a runa que fala sobre a parceria entre cavaleiro e seu cavalo, fundindo ambos em um, num companheirismo perfeito. Aos amantes de equinos, nada melhor que um cavalo alado pra te acompanhar em meditações e projeções astrais! Deixe nos comentários o que acha sobre esse animal mitológico!



Unicórnio – Medicina da Pureza

Um dos animais mais elevados e símbolo de pureza e espiritualidade, o Unicórnio detém alguns dos atributos do cavalo e do cavalo alado, mas também os dons da mansidão, da salvação e da inocência o complementam. Este animal mitológico representa a pureza da alma, e está ligado a todos os dons, desde artes à mediunidade e elevação. É a integração divina com o grande espírito do céu e da terra. Seu chifre no meio de sua fronte simboliza a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus e a revelação divina. Os alquimistas viam no unicórnio a imagem do hermafrodita (homem e mulher). Um ser que transcende a própria sexualidade. Na runa Mannaz encontramos o significado perfeito da expansão da consciência e da transcendência do indivíduo, que se torna um com o Todo, eleva sua alma aos campos espirituais divinos e enfim encontra a harmonia entre razão e emoção. Com a medicina desse animal totêmico, a runa Mannaz tem seu potencial ainda mais expandido, nos permitindo acessar energias puras e elevadas.



Cisne – Medicina do Galanteio

O Cisne é uma ave graciosa e fiel, que se associa com os ritmos do universo. Como Animal de Poder, inspira os poderes intuitivos e a profecia. Também é um símbolo para a transformação, como vemos no famoso conto do patinho feio. É a medicina do galanteio, e pode ser evocada para celebrar o amor, para guardar e proteger nosso amor, fidelidade, fé e superar rompimentos. Este animal sagrado também nos auxilia a compreender as transformações necessárias e aceitar os acontecimentos da vida. Na sua medicina incluem: graça, beleza, suavidade, paixão, criatividade romântica, intuição, suavidade, elegância, mistério. O Cisne tem a habilidade de navegar suavemente, e isso nos auxilia em estados alterados de consciência, e também a desenvolver a intuição, premonição e dons proféticos. Evoque-o ainda pra atrair elegância e charme. Este animal carrega em si a energia da runa Laguz que, também ligada ao elemento Água, desperta o lado intuitivo e clarividente. Laguz nos beneficia com nosso potencial emocional, com a fluidez das emoções, que podem parecer rasas mas são muito profundas. A runa Laguz associada ao Cisne nos ajuda a acreditar ainda mais em nossa intuição, potencializando nossa fé



Javali – Medicina da Superação

O Javali é um animal inteligente e altivo que detém uma excelente capacidade de comunicação entre os pares. É extremamente vigoroso e territorial, podendo ser invocado para proteção da família e dos bens, para melhoria da capacidade de expressão e para vigor físico. A medicina do javali está ligada ao confronto dos nossos medos e limitações auto impostas. Ele nos ensina sobre reivindicar a autonomia das nossas jornadas, assumindo a responsabilidade pelos desafios que surgem no caminho como valiosas oportunidades de crescimento. O javali é o animal sagrado que se revela para despertar em nós a natureza instintiva dos guerreiros, que acolhe cada um dos seus medos e junto a ele descobre a sua verdadeira coragem. Está ligado à prosperidade e boa sorte; sua energia expansiva ligada ao Sol nos que abre as portas da abundância e plenitude espiritual. O Javali nos ensina sobre maturidade e integridade, sobre reconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para superar, com as próprias forças, as adversidades que encontramos na vida. Cheio de vigor físico, assim como a runa Inguz, esse animal está intimamente ligado ao deus Freyr que, na mitologia nórdica, possuía um javali de ouro que corria mais rápido que cavalos e seu brilho reluzia na noite. Freyr é um deus pacífico e sua relação com este totem animal nos remete às nossas lutas interiores, sempre em busca da paz e da abundância, nunca deixando de ter coragem. A runa Inguz é a representação pura dessa divindade, sendo uma runa que traz fertilidade, vigor físico e brilho, e se associa muito com a energia do Javali.



Baleia – Medicina da Memória Ancestral

A Baleia é um animal de vida longa, de grande inteligência e cuja voz é entendida como a voz da Mãe Terra. As suas vocalizações equilibram o corpo emocional, transportam-nos às origens e harmonizam-nos com a natureza. A Baleia é invocada por todas as culturas litorais que a conheceram e por todos aqueles que procuram formas de percorrer grandes distâncias através do mar do inconsciente. É a medicina dos registros, da recordação, da sabedoria ancestral. Evoque este animal sagrado para pedir proteção contra energias negativas, poder físico, poder da sabedoria ancestral e da inteligência. Para acessar os registros antigos da Mãe Terra, o subconsciente e para explorar a história do planeta, com seus mistérios profundos, para contar histórias e recordar histórias antigas, sejam as suas próprias, ou as da humanidade. Othala é a runa da ancestralidade, ligada aos clãs e à memória das egrégoras ancestrais, que encerra os mistérios da Mãe Terra e, por essa razão, está intimamente ligada à energia da Baleia, que é o animal que carrega as memórias mais ancestrais da nossa Terra. A união de Othala com o totem da Baleia forma o casamento perfeito entre terra e água, elementos que guardam as memórias da humanidade!



Borboleta – Medicina da Transcendência

As Borboletas são seres de muita beleza, que atravessam vários estágios morfológicos ao longo do seu desenvolvimento, pelo que transportam o espírito da metamorfose. Como levíssimas criaturas do ar, representam clareza mental, liberdade e desprendimento. São excelentes Animais de Poder quando se trata de enfrentar novas etapas da vida. A Borboleta fornece a medicina da transcendência e da transformação. Para termos consciência e compreendermos nossos sonhos, viagens astrais, obtermos inspiração e transformarmos momentos difíceis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda em nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, além de ter clareza mental para dar o próximo passo. E assim fechando o ciclo pelo Elder Futhark com a runa Dagaz e esse lindo animal sagrado! Dagaz é a runa da transcendência e transformação completa, assim como seu Animal de Poder, a Borboleta! Tanto a runa quanto o animal xamânico nos remetem à sensação de liberdade, conquista, leveza é à uma transformação positiva, que só é alcançada através de um longo processo de reforma interior!





Blessuð!


Carla – Runemal Yalanna

Comments


Acesse os Canais

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Telegram
  • Pinterest

Runemal Yalanna ® Todos os direitos reservados

bottom of page